E sobre motivação não falam... ?

Google

Um destes dias, em conversa com a mãe dum colega de turma do meu mais novo (7ºAno) e antes de saber o resultado do mais recente estudo (mais um)sobre sucessos e insucessos escolares, falavamos sobre a motivação( ou falta dela) de alguns alunos.
E de planos curriculares de disciplinas tipo `"Área de Projecto" entre outras, que na escola que ambos frequentam não passa infelizmente duma espécie "aula de encher chouriços".
Ao lermos o "objectivo geral" da referida disciplina ficamos convictos de que a mesma tem bastante utilidade, pois a certa altura deparamos com o seguinte parágrafo « Envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo-lhes articular saberes de diversas áreas curriculares em torno de problemas ou temas de pesquisa ou intervenção».
Quando questionamos sobre o que têm feito nas aulas, dizem-nos "Nada. Falamos do comportamento dos alunos dentro da sala de aula e a professora ralha e grita connosco porque rimos se alguém diz uma outra coisa que tenha piada".
E projectos? Novamente como resposta " Só no 2º período agora vamos falando sobre a maneira de estar dentro da sala de aula e estudamos quando temos testes nos dias seguintes".
Um destes dias um dos alunos leva recado na caderneta numa dessa aulas. A professora obrigou-o a escrever o texto que dizia o seguinte:
« Quando a prof.de Área de Projecto falava connosco sobre o comportamento da turma e sobre as soluções para melhorar esse comportamento, eu segredei para os meus colegas : "dormir" »
Não vou fazer comentários mas tenho obviamente opinião formada sobre pelo menos um dos motivos que levou o referido aluno a dar tal sugestão.
.................................

Comments

E a porrada, onde entra no processo motivador? Pelo menos em alunos como esse...
rascunhos said…
Rafeirito, a porrada não deve entrar NUNCA no processo motivador!

O pblm aqui prende-se com um conjunto de factores, onde todos os agentes do processo educativo têm obviamente culpas no cartório.

Mas a maioria das vezes só se pensa no assunto quando sai a público mais um estudo que nos coloca de novo na cauda da europa ...

bj
*Um Momento* said…
Essas aulas até a mim me levam a "dormir" quando o meu filho me diz um dia" òh mãe a stora não deve ter tido tempo de pintar as unhas em casa pois mandou-nos fazer o que quisessemos e passou o tempo todo a pintar as unhas, o meu colega X que estava a rir... foi mandado para a rua... ora se ela disse que podiamos fazer o que quisessemos porque foi o meu colega para a rua?"
O meu "dormir" foi mesmo porque não foi o meu filho que foi mandado para a rua...

Enfim...
Beijinho

(*)

Popular posts from this blog