Etapas...



Meu Deus

Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes
e a não mentir para obter o aplauso dos débeis.

Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade
e se me dás forças não tires o meu raciocínio.

Se me dás êxito, não me tires a humildade
se me dás humildade, não tires a minha dignidade.

Ajuda-me a conhecer a outra face da verdade
e não me deixes acusar os meus adversários, apelidando-os de traidores
porque não partilham o meu critério.

Ensina-me a amar os outros, como me amo a mim mesmo
e a julgar-me como o faço com os outros.

Não me deixes embriagar com o êxito, quando o consigo,
nem a desesperar, se fracasso.

Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso
é a prova que antecede o êxito.

Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força
e que o desejo de vingança, é a primeira manifestação da debilidade.

Se me despojas do dinheiro
deixa-me a esperança

E se me despojas do êxito, deixa-me a força de vontade
para poder vencer o fracasso.

Se me despojas do dom da saúde
deixa-me a graça da Fé.

Se causo dano a alguém, dá-me a força da desculpa
e se alguém me causa dano, dá-me a força do perdão e da clemência.


MAHATMA GANDHI

Comments

reflexão pura. Esse gandhi foi um iluminado.
Ah, nos últimos dias ando às voltwas com essas questões.
bjs e dias felizes
E se não a força do perdão e da clemência, ao menos um bastão de baseball dos pesados...
Isabel Filipe said…
ler Gandhi, deixa-me sempre arrepiada ...

foi bom recordar estas suas palavras.


beijinhos e bom fim de semana

Popular posts from this blog