MARIA uma GRANDE PORTUGUESA

hoje o tema não nos sai da cabeça.diz quem sabe, que os traumas curam-se assim, a falar neles.que seja !
hoje falamos na MARIA , uma portuguesa que nos anos sessenta emigrou para a alemanha e que como se imagina, deve ter tido uma vida tudo menos fácil.
Maria na sua luta e labuta diária teve sempre uma postura na vida que nós admiramos. A Força! A Determinação! A Vontade própria! A Teimosia! A Perseverança!
Maria contou-nos estórias fabulosas, em como gostava de "enfrentar" os senhores doutores e doutoras, professores e professoras, que se recusavam a aceitar os seus 2 filhos portugueses nascidos na alemanha, nas actividades escolares( teatros por exemplo) argumentando que teriam que ter muita "cultura e conhecimentos". Ingredientes que os alemães achavam que os portugueses não tinham por lá...
Maria bateu o pé várias vezes e questionou ainda mais. Mas nunca desistiu do seu propósito!
E o seu propósito era que os seus 2 filhos se formassem nas melhores universidades.
E os seus 2 filhos estiveram SEMPRE ao lado e muitas vezes à frente dos melhores!
O filho mais velho de Maria (hoje com 33 anos) tem um doutoramento na Universidade de Bona e é um dos poucos que foi convidado a ficar!Mas não ficou, hoje é um empresário de sucesso na sua área!
Maria fala-nos com o orgulho ( não vaidade) de mãe dos seus rebentos! Mas nós dizemos-lhe que o mérito também é dela porque nunca desistiu da luta a que se propôs.
Hoje a nossa amiga veio despedir-se mais uma vez.Vai regularmente a Paris, Bruxelas,Bona, e por essa europa fora... volta sempre à sua terra natal, mas confessa-nos que não consegue ficar por cá muito tempo...
Fala pouco a Maria! Mas escuta, observa e ...revolta-se muito, a nossa amiga. Porque deixa sempre para trás um país onde as oportunidades são dadas sobretudo a quem tem "cunhas" e "padrinhos", tal qual como no tempo em que ela foi para a Alemanha. Ou pior diz ela e a cultura continua a ser o tal parente pobre.No dia a dia, no país real e na terra da Maria isso salta à vista!
Hoje a Maria foi embora e diz que lhe custa cada vez mais voltar a um país onde se elege "aquela figura" como "grande português"
e que os seus filhos irão ficar por lá ...
como nós te entendemos, Maria!

Comments

Anonymous said…
É e como nós entendemos!Qm ñ tem vontade de ir embora e ñ voltar quando seu país anda de perna bamba.
Anonymous said…
É e como nós entendemos!Qm ñ tem vontade de ir embora e ñ voltar quando seu país anda de perna bamba.
antónio paiva said…
................

a Maria sabe
eu sei
Tu sabes
nós sabemos

( mas no entanto, sempre direi que lá fora temos o hábito de nos superarmos e aqui nem por isso, e não estou a escrever isto de ânimo leve, eu estive lá, vi e vivi)

................

Beijinhos e noite serena

Popular posts from this blog